Estratégia e Modelos de Negócios

Modelo de Negócio


Com máquinas e equipamentos de primeira linha, aulas coletivas, artes marciais e instrutores à disposição dos alunos, a Engenharia do Corpo consegue entregar um serviço de maior qualidade do que academias de comunidades menores, que normalmente possuem baixo preço e baixa qualidade. O número de academias da rede é muito importante para criar o efeito volumoso, capturar e manter clientes, pois em geral as pessoas frequentam academias perto de suas casas e/ou trabalho. Atendendo a essa demanda, a companhia consegue gerar valor para seus clientes. A Engenharia do Corpo estrutura seus processos para serem automatizados, centralizando as atividades administrativas e interagindo com os clientes de forma remota, o que possibilita o atendimento de um grande número de alunos de forma padronizada e com menor custo. O modelo de High Value, Low Cost, já é consolidado em mercados maduros e vem ganhando cada vez mais relevância no Brasil, mas ainda com um grande potencial de crescimento.

Vantagens Competitivas


Modelo de Value Service: A companhia atua no modelo de Value Service, ao qual tem como características o preço Low Cost, associado a um alto leque de serviços, como aulas coletivas de danças, zumba, fitdance, além de diversas artes marciais. As academias são equipadas com equipamentos de última geração, localizadas em pontos estratégicos e apresentam preço competitivo, o que garante maior concorrência em relação às academias de rede do segmento Low Cost. Segundo a companhia, esse modelo encontra-se em constante evolução. Sendo assim, à medida que o mercado muda, novas oportunidades aparecem e a empresa consegue introduzir novas atividades dentro das academias. O formato das unidades difere de suas principais concorrentes. No caso da Engenharia do Corpo, as academias funcionam 24 horas por dia. Além disso, as unidades contêm salas de danças, lutas e demais serviços oferecidos. A média de área também é igual ou superior a 1,2 mil m². Aumentando o espaço, o tempo de treino e o número de atividades, a companhia consegue evitar que as academias acabem superlotadas, como ocorre nos casos de academias com menor estrutura. Esse fato contribui para melhorar a experiência do cliente, aumentando a fidelização, fundamental nesse setor. Ainda é possível observar uma melhoria nesse aspecto. À medida que a companhia consiga trazer boas experiências ao cliente, o esperado é que o indicador continue a cair. Em comparação com alguns players globais, guardadas as devidas proporções, as empresas brasileiras ainda têm espaço para evoluir. Investimentos em tecnologia geram maior retenção de clientes: Por meio da base de dados interna da companhia, é possível promover o acompanhamento da frequência dos alunos nas academias. Exemplo: se o aluno vai treinar pouco, quando ele entra na academia, um dos professores da unidade recebe uma notificação sinalizando a sua chegada, a fim de realizar um atendimento personalizado. Melhor eficiência na abertura de unidades: segundo a companhia, mesmo com uma média de área maior, a empresa gasta menos em capex/unidade do que a concorrência. Isso é possível devido a um melhor aproveitamento de espaço, como as salas de danças e lutas, que geram pouco capex. Além disso, a Engenharia do Corpo consegue cortar alguns gastos no tipo de material e produtos usados na construção das academias, onde a economia não afeta o desempenho e a qualidade das unidades.

Perspectivas


Conforme o avanço da vacinação, a retirada de medidas restritivas e o controle da pandemia, o setor de academias deve apresentar um cenário extremamente positivo, principalmente por três razões:


  1. I) Mercado sub – penetrado: conforme exposto na seção Panorama do Setor, o mercado de academias no Brasil ainda é muito sub – penetrado, principalmente se comparado a países mais desenvolvidos.

  2. II) Consolidação do mercado: além de sub – penetrado, o mercado brasileiro é altamente fragmentado, sendo dominado pelas academias menores, que normalmente oferecem um serviço de inferior qualidade e com preços maiores que as academias Low Cost, além de serem as que mais sofreram com a pandemia. Dessa forma, os alunos que voltarão às aulas com o fim da pandemia devem buscar academias com um melhor custo-benefício, o que tende a acelerar a consolidação natural do mercado das academias Low Cost.


III) Maior preocupação com a saúde: principalmente com a pandemia, boa parte da população percebeu a importância de ser ativo fisicamente e se preocupar com a saúde. Através de estudos comprovando o menor impacto da Covid-19 em pessoas saudáveis e que se exercitam regularmente, as pessoas estão se cuidando cada vez mais. Uma percepção que deve aumentar o fluxo de novos entrantes nas academias.